Image Map

Últimos Posts

03 janeiro 2017

Mudança de hábitos - Por que ter um estilo de vida saudável?


Oi, galerinha linda! Em meio aos meus estudos, pude refletir sobre um assunto sério e importante que eu gostaria de dividir com vocês: Mudança de hábitos e estilo de vida saudável. Levar uma vida saudável é extremamente importante, isso porque esse é um fator que pode aumentar a sua disposição, aumentar a sua perspectiva de vida, e até aumentar a sua autoestima. 
A saúde depende muito pouco da genética. Evidências mostram que ela está muito muito mais relacionada ao modo de viver das pessoas. O sedentarismo, a alimentação não saudável, o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, a correria da vida cotidiana, a competitividade, o isolamento do homem nas cidades estão diretamente relacionadas à produção das doenças modernas.


A saúde pode ser conseguida quando o indivíduo não depende excessivamente dos profissionais e da rede de saúde para ter uma vida saudável, possuindo uma maior autonomia para obtê-la.
A busca da autonomia deve estar aplicada ao próprio conceito ampliado à saúde, que não é só um viver saudável consigo mesmo, mas uma construção deste viver com os outros e com a natureza. Um viver com solidariedade e tolerância.


Pensando desta forma, como posso construir uma vida saudável?

  1. Eu comigo mesmo: Através de alimentação saudável, atividade física, lazer, higiene, fé/espiritualidade, prazer de viver, se amar!
  2. Eu com minha família: Compartilhando momentos, diálogos, interação, cooperação, carinho, cuidado mútuo, atenção e dedicação!
  3. Eu com minha comunidade: Jogar lixo no lixo, plantar uma árvore, preservar espaços públicos, participar e incentivar a participação de pessoas em grupos e associações comunitárias.


Com algumas pequenas mudanças em nossa rotina podemos adquirir uma qualidade de vida muito melhor e proporcionar um pouco deste estilo àqueles que estão a nossa volta.

Experimente e seja mais feliz!


Referência:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. O que é vida saudável?: álbum seriado / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição - Brasília: Ministério da Saúde, 2004.


COMENTE PELO BLOG!

3 comentários:

Não exclua e não mova esse gadget!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *